29 de set de 2018

Perguntaram-me em quem vou votar

Perguntaram-me em quem vou votar. Eu não titubeei.
Disse na hora e na lata que vou votar em uma pessoa e em um projeto. Em uma pessoa por que não somos o que fazemos mas sempre fazemos o que somos. O meu caráter, que é a soma dos meus atos, em alguém momento se mostrará, não tem jeito. Se é um caráter constituído de vícios, pecados ou de excelências, virtudes, isso se revelará. Voto na pessoa. E voto no projeto. Porque, repito , não somos o que fazemos mas fazemos o que somos. E não me esqueço também que caráter é mais importante que carisma. Não caia no discurso fanfarrão , na pirotecnia marketeira. Eu não caio...mais. Chega de manipulação midiática.
Disse também que vou votar em alguém que não brinque de Deus - chega de tiranozinhos(as) auto-divinizados(as). Chega de cézares, faraós, napoleões, hitlers, stalins, essa turma autoritária e anti-democrática, tanto de Direita quanto de Esquerda. Porque tirania é tirania. Déspota é déspota. Tenha a ideologia que tiver, é sempre um gambá cheirando o outro, como dizia minha vó. Farinha do mesmo saco de fanfarronice e enganação do povo.Deus , alguém capaz de fazer o que o Homem não é capaz, só há um , o Eterno, o Criador. Não compre cópias genéricas, piratas. Não seja tolo. Eu não sou ...mais.

Outra coisa importante: não voto em gente raivosa, babando ódio pelos cantos da boca. Ira não é uma excelência de caráter,pelo contrário - é vício , é pecado capital. Capitaliza, encabeça, gera outros: mentira, falso-testemunho, injúria, a barbaridade dos ataques nas redes sociais. O Brasil precisa de gente de ( bom ) caráter com a caneta tanto legislativa quanto executiva nas mãos. Você deixaria uma criança assumir o volante do seu carro? Seria muita irresponsabilidade , não é mesmo? Porque deixa uma pessoa de fraldas fazer e executar Leis? Não vou colocar adolescentes inconsequentes no comando na nossa vida pública e social. Não quero, não posso e não vou eleger irresponsáveis briguentos e ensimesmados. Isso eu não faço...mais.
Eu não voto mesmo por razões meramente ideológicas. Porque? O que é ser comunista hoje? A China Comunista é a fabrica do ...Mundo Capitalista ! Conta outra. Capitalismo de Elite é o mesmo que Capitalismo de Estado, ora bolas ! E, olhem só que coisa: quando digo que temos que cuidar do pobre ( a não ser que a sua Bíblia não tenha os Profetas Isaías, Amós e os demais e os Evangelhos, as Cartas de Paulo e , sobretudo, a Epístola de Tiago , cuidar dos pobres, trabalhar por Justiça Social, NÃO é comunismo ateu, é cristianismo bíblico ) sou chamado de " esquerdista " . Quando afirmo a família segundo as Escrituras - o resultado da união monogâmica entre um homem e uma mulher ( Gn 1, 2 , Efésios, a Bíblia inteira, enfim ) sou um " retrógrado conservador de direita ". Haja paciência ! Não voto em que não perceba o quão raso é esse pensamento. Chega !
Vou votar em quem conheça e leve a sério as nossas enormes e antigas demandas sociais: tem que saber o que precisamos fazer efetivamente com a EDUCAÇÃO nos próximos, 30,40 anos. Sem educação continuaremos andando para trás em termos de DESENVOLVIMENTO, SEGURANÇA, EMPREGABILIDADE, SAÚDE PÚBLICA, entre outros assuntos seríssimos como a galopante e voraz dívida pública, a previdência e o nosso falido sistema político-partidário . E tem de fazer uma lição de casa complicadíssima : como equacionar a questão da SUSTENTABILIDADE. Como crescer sem destruir de vez esse planeta. Desafio posto. E não é nada , nada pequeno. Seu candidato, sua opção sabe responder à esse dilema?
A lista prossegue até ficar enjoativa. Melhor concluir dizendo que não vou votar sem orar. Se eu sou evangélico, ORO antes de qualquer decisão importante - e, acreditem - essa é uma das mais importantes, senão A mais importante eleição da história desse nosso país que teima em não crescer, avançar, progredir - eu leio as Escrituras, oro, medito. Penso de joelhos. Está faltando isso : pensar de joelhos. Pelo que tenho lido, ouvido. Estamos falando sem pensar, usando a Bíblia de forma ridícula, absurda para sustentar posicionamentos ideológicos ( por exemplo, o termo " esquerda e direita " - um conceito de honra no Antigo Testamenta, " À destra/direita do Rei etc , mas que NADA tem a ver com o conceito ideológico de Direita e Esquerda de hoje, filho e fruto da Revolução Francesa. Eu me envergonho mais dessa leitura da bíblia ridícula do que de nenhuma leitura.... e tenho CERTEZA de que os crentes que estão vociferando ofensas online aos seus inimigos políticos NÃO estão orando pelos mesmos. O que estamos fazendo com o mandamento bíblico de " orar pelos nosso inimigos e abençoá-los "? Que Cristianismo é esse que quer defender a Família e matar o Próximo ?
Pronto. Falei. Eu vou votar em uma pessoa-projeto, vou votar em quem saiba do perigo de querer ser Deus, em gente civilizada, lúcida, serena, em quem seja capaz de ir além da caixinha ideológico-partidária, tenha um projeto de país que priorize a educação - mãe de todas as políticas publicas - e farei isso pensando de joelhos, com as Escrituras Abertas. Não consigo achar outra postura. Porque sou crente. Creio no Deus Vivo: " Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força. Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos.
Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. " ( Daniel 2.20--22 ), no Deus que usou Artaxerxes para reconstruir Jerusalém, que chamou Ciro de " Meu Servo". O Senhor dos Senhores nos ajude a eleger quem vai presidir e elaborar as Leis para o Brasil.
© Gerson Borges.