Orationis

 Lectio Divina


 A tempestade





" E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.Os discípulos, pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos perecendo. Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança."
Mateus 8.24-26


Gosto do mar e temo o mar. Romances como " O velho e o mar " , de Ernest Hemingway e " Moby Dick ", de Herman Melville me atraem com irresistível fascínio. Filmes como " Tormenta ", de Ridley Scott , ou " Mar em fúria " e " " O mestre dos mares ", com sua épica de embarcações me atraem com irresistível fascínio: são os seus navios ( naus, diriam os poetas ) à deriva, a pequenez humana, ainda que com toda a engenhosidade e coragem dos navegadores, nas mãos furiosas da indomável natureza, a ira de Netuno/Poseidon, como explicava a antiga mitologia mediterrânea . Canções como " Corsário ", de João Bosco e Aldir Blanc me emocionam : " mesmo que eu lance em garrafas mensagens por todo o mar/ Meu coração tropical partirá esse gelo e irá...". Os sete mares, O desconhecido e absoluto oceano. Tremo.

Os hebreus também se arrepiavam à idéia do " mais terrível assalto que se podia imaginar, as poderosas vagas do mar ", nos lembra Eugene Peterson ( Praying with the psalms ) ao comentar o Salmo 93 numa breve Lectio Divina. No entanto, Isaías, o grande profeta de Israel, antecipa com seus olhos iluminados a cena que se dá centenas de anos depois no lago/mar da Galiléia: Jesus dizendo à fúria das águas e dos ventos : Cala! Aquieta! Tudo e todos não podem resistir e obedecem ao Cristo de Deus quando Ele ordena assim. Até o mar. Mesmo o furacão. Toda tempestade tem de obedecer ao Senhor de todo o Cosmos.

A questão é que a maior tempestade e a pior tormenta se dá nas águas da nossa alma. Jonas orou " no coração dos mares " . Podemos falar dos mares do nosso coração e não está errado a colocação.
Sim, os tufões dos pensamentos, sentimentos e desejos que nos abalam e aprisionam. A essas águas escuras de inquietações e ansiedades, a voz do Cristo é a mesma ordem : Cala! Aquieta!

Pense nisso hoje de manhã, quando você se vê meio à deriva ou completamente náufrago, tremendo de frio, o frio da incerteza, o stress que vira medo de morte. Escute - porque está soando - a Voz que " repreende o mar e o vento ". A tempestade, marujo, não está lá fora. A coisa está aí, no teu coração.


Oração: "Dá-me fé, querido Jesus, para que eu finalmente perceba o que está acontecendo comigo, no barco da minha vida. Quem está dormindo não é o Senhor. Sou eu. E sofro pesadelos de morte por afogamento. Esse maremoto está me roubando a beleza do cenário que a Graça me proporciona. Ah, sobre as nuvens carregadas está firme e quente o teu sol, a força da tua luz, o explendor do teu domínio. Amém ! "










© Gerson Borges.